Publicidade
Publicidade
23 de mar�o de 2017
TwitterFacebookPinterestInstagram
Busca
Login
 

Festival dedicado à leitura traz especialistas à Curitiba

Festival dedicado à leitura traz especialistas à Curitiba
20/03/2017

 

Discutir o papel da leitura em diversos âmbitos, refletir sobre a transformação social a partir da leitura e promover novas formas de incentivo à leitura. São estes os objetivos do evento Janelas de Leitura: Leitura em Festa, que acontece entre os dias 23 e 26 de março, no espaço Encontro da Amazônia (Rua Nilo Peçanha, 1907), em Curitiba.

Realizado pela ONG Freguesia do Livro, com o apoio da comunicadora Luísa Bonin e do estudioso de processos de leitura Flávio Stein, o evento traz a Curitiba diversos especialistas brasileiros no tema, além do escritor e jornalista argentino Mempo Giardinelli. A cargo dele fica a palestra de abertura, que acontece dia 23 de março às 20 horas, e na qual apresentará o trabalho de mais de dez anos em um projeto de transformação social através da literatura.

Nos dias seguintes, sobem ao palco do Janelas de Leitura o ex-secretário executivo do Plano Nacional de Leitura (PNL) José Castilho e a coordenadora das pesquisas bianuais “Retratos da Leitura no Brasil” Zoara Failla, a coordenadora do setor de pesquisas e publicações do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, Eliana Yunes e o escritor João Carrascoza, a publisher da revista Emília, Dolores Prades, e a coordenadora da rede de bibliotecas e projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Fabíola Farias.

Nas mesas de debate das quais participam os especialistas serão abordados temas como políticas públicas e iniciativas privadas para a leitura, a literatura infantil e a leitura do mundo, para além do livro. As conversas serão mediadas por Cézar Tridapalli, Flávio Stein e José Carlos Fernandes.

Toda a programação é gratuita, mas os interessados devem se inscrever pelo site (www.janelasdeleitura.com.br), pois as vagas são limitadas.

Festa da leitura
Para promover uma verdadeira festa da leitura, o evento contará ainda com a participação de autores paranaenses lendo suas obras, uma leitura pública feita pelo núcleo de leitura O Círculo, a apresentação de iniciativas inovadoras de incentivo à leitura e uma exposição de ilustrações de artistas curitibanos.

Nas manhãs dos dias 24 e 25, três oficinas serão realizadas: Clarice: Uma Aprendizagem (ministrada por José Castello), Formação de Mediadores de Leitura (ministrada por Alessandro Rocha - vagas esgotadas), e Microcontos: Um Vasto Mundo (ministrada por João Anzanello Carrascoza - vagas esgotadas).

No domingo, dia 26, haverá uma feira de publicações, contação de histórias para crianças, oficinas de encadernação artesanal e de marcadores de páginas em aquarela, e, para finalizar, um show com Garibaldis&Sacis.

Durante todo o evento, a livraria e café Arte&Letra estará presente no espaço, com seus livros, cafés e lanches, tornando o ambiente ainda mais agradável para os participantes. A programação completa está no anexo.
Janelas de Leitura: Leitura em Festa
De 23 a 26 de março de 2017
Encontro da Amazônia (Rua Nilo Peçanha, 1907)

 

Comentários
DELIVERY
nome
área de entrega
categoria
  
ver todos os deliverys +
 
 
 
 
Sitz
© 2003 - 2017. Todos os direitos reservados. Descubra Curitiba - Aqui tem mais! 5.0521.